terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Os Pilares da Terra




















Sinopse: Na Inglaterra do século XII, Tom, um humilde pedreiro e mestre-de-obras, tem um sonho majestoso – construir uma imponente catedral, dotada de uma beleza sublime, digna de tocar os céus. E é na persecução desse sonho que com ele e a sua família vamos encontrando um colorido mosaico de personagens que se cruzam ao longo de gerações e cujos destinos se entrelaçam de formas misteriosas e surpreendentes, capazes de alterar o curso da história. Recheado de suspense, corrupção, ambição e romance, Os Pilares da Terra é decididamente a obra-prima de um autor que já vendeu 90 milhões de livros em todo o mundo.



Há já algum tempo que andava para ler este livro, no entanto, andava a adiar a sua compra. Contudo, no Natal, foi-me oferecido o Volume I e assim comecei a ler Os Pilares da Terra.

Este livro acompanha a vida de várias personagens que vão aparecendo ao longo da história, mas devido ao rumo que acção toma e ao papel que cada personagem desempenha acabam por se cruzar. O tema principal do livro é a construção de uma catedral. Ao longo da história acompanhamos a vida de Tom, o pedreiro que sonha em construir uma catedral majestosa e bela que perdure ao longo dos séculos. Ao longo da sua viagem à procura de um local onde exista uma catedral em construção Tom, cruza-se com outras personagens, Philip, um monge, justo, calmo e empreendedor; Aliena e Richard, dois filhos de um nobre que perdeu tudo; William, um cavaleiro sem escrupulos, e Waleran, um padre que passa por cima de tudo e todos em nome da religião, ou mais, correctamente dos seus interesses.

No ínicio o livro não me cativou muito, no entanto há medida que ia avançado na história fiquei cada vez mais preso, e chegou uma altura em que só apagava a luz para ir dormir, pois já era bastante tarde, dado que a minha vontade era continuar a ler, para saber o que iria acontecer.

O escritor trasporta-nos para uma Inglaterra Mediaval, marcada por uma guerra civil. Não tenho muito conhecimento acerca da história da Inglaterra e portanto, não posso garantir que os acontecimentos históricos narrados no livro, correspondem à verdade. O autor mostra-nos um pouco da conspiração e trama que existia entre os nobres e os mais poderosos do clero, e a influência que os interesses pessoas tinham nas decisões tomadas na altura. É nos mostrado o lado "bom" e "mau" da Igreja, com padres sérios e justos, como Philip, mas também o lado interesseiro e sem escrupulos de outros padres, como Waleran.

Um dos poucos pontos negativos que tenho a apontar é o facto de durante as descrições de catedrais e da forma como se constroem, existirem muitos termos que eu não sabia identificar. Talvez por falta de vocabulário, nos termos descritivos das catedrais, o facto é que muitas veze, não consegui perceber a descrição que era feita, fora isto este pequeno aspecto, que talvez seja mais pessoal do que outra coisa, considero o livro excelente.

Este é sem dúvida um dos melhores livros que li até agora e um dos quais me prendeu mais, pena o preço ser um pouco excessivo. No entanto se tiverem oportunidade e gostarem de romances históricos situados na época mediaval, aconselho vivamente a lerem este livro.


Nota: 9/10

2 comentários:

Pedro disse...

Nunca esperei.

Nunca esperei que este se tornasse o melhor livro que li em 2008. De longe, um dos melhores livros que já li.

Delirei, fiquei apaixonado. Ainda hoje suspiro pelas personagens. Este foi, sem dúvida, um grande livro e dos que mais aconselho!

Dany disse...

Adorei, amei este livro.
Comecei a ler depois de ter visto a mini série na tv. Agora tenho que ler a continuação, Um Mundo sem Fim.