segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O Fado da Sombra


Título: O Fado da Sombra
Autor: Filipe Faria
Editora: Editorial Presença
Nº de páginas: 530


Sinopse:"Os deuses estão mortos, e a sua queda deixa Allaryia à beira de uma espiral de desordem e destruição. As sementes dos planos d´O Flagelo germinam em segredo, e Aewyre Thoryn e os seus companheiros são os únicos que estão cientes da insidiosa ameaça, bem como os únicos em condições de a combater. Dá-se então início a uma desesperada corrida contra o tempo, enquanto servos renegados de Seltor conspiram para levarem a cabo a queda de Ul-Thoryn. Uma ameaça de tempos imemoriais acerca-se entretanto da Pérola do Sul, ameaçando cortar pela raiz a resistência contra O Flagelo. Este é ponto de viragem da Oitava Era, após o qual nada será como dantes em Allaryia."




Após uma ausência de 2 meses, em que andei com este livro às voltas, não tanto por não estar a gostar mas pelo facto de ter andado bastante ocupado a minha disponibilidade para ler não era a maior, daí que só agora esteja a escrever a minha opinião acerca do livro.
Já o acabei à cerca de duas semanas mas como não tinha acesso à internet não pude escrever a minha análise.

Tenho seguido esta saga "Crónicas de Allaryia" desde que saiu o primeiro livro, o qual me cativou bastante. Para que não conhece, esta saga relata-nos as aventuras de Aewyre Thoryn que percorre Allaryia na tentativa de conhecer o destino do seu pai, acabando por se envolver na luta contra O'Flagelo e acabando por descobrir a eterna luta da Essência da Lâmina. Fiquei bastante entusiasmado com a história e com o enredo em si, tendo acabado por comprar todos os livros que saíram até agora desta saga. Ao longo desta podemos reparar na evolução da escrita por parte do autor, o qual tem vindo a consolidar a sua forma de escrita e a melhorá-la, notando-se descrições mais pormenorizadas e um enredo mais maduro. O escritor continua a manter o humor patente em algumas personagens, tendo momentos que despertam o riso no leitor.

Neste penúltimo livro da saga (a qual será constítuida por 7 livros), a história desenrola-se basicamente entre duas frentes uma em Ul-Thoryn e outra nas Fiordes.
Este livro traz poucos progressos para a história, salvo dois ou três acontecimentos mais marcantes, os quais não irei revelar. A meu ver este livro é mais uma espécie de preparação para o grande final do que outra coisa, pois ao longo do livro é fácil de reparar que é maior a quantidade de preparativos para algo vindouro do que propriamente acção pura e acontecimentos rápidos e com grandes consequências.

Apesar de no geral até ter gostado do livro, houve diversas coisas que desgostei e que penso que o autor poderia melhorar. Começo por referir o uso que o autor dá a palavras "caras" muitas das quais desconhecia a existência e apenas não recorri a um dicionário pois não o tinha comigo na altura, acabando por ter de deduzir dentro do contexto o seu significado. Penso que em livros de fantasia virados para um público mais jovem o uso destas palavras não terá sido a melhor escolha. Outra coisa que tenho a apontar é as descriçoes excessivamente pormenorizadas de alguns acontecimentos que juntamentos com o uso de palavras "caras" as torna bastante aborrecidas e penosas de ler, um exemplo desta situação é a descrição de um duelo que se prolonga por 16 páginas, praticamente pura descrição do combate sem diálogos, em que muitas das palavras aplicadas para descrever os golpes usados eu desconhecia, acabando por me confundir no meio de tanta descrição, acabando por reter muito pouco dessa luta.
Penso que o autor poderia melhorar estes dois pontos pois tornaria a leitura muito mais cativante.
Este uso de vocabulário mais rebuscado e descriçoes mais pormenorizadas tem-se vindo a acenturar no autor, dado que nos primeiros livros da série apesar de existirem já algumas partes assim, não tinha a extensão que tiveram neste livro.

Apesar destes factos que referi, até nem desgostei do livro, no entanto, acho que o escritor poderia ter tornado este livro no último se nos últimos 2/3 livros da série não tivesse empatado tanto a história com acontecimentos menos importantes. Noto já algum "enrolar" da história um pouco excessivo, em que não acontece praticamente nada na maior do livro de relevante.

Resumindo, para quem já leu os livros anteriores da saga, o estilo mantém-se e o livro antevê um grande final para esta saga, o desfecho deste livro é surpreendente e deixa-nos com bastante curiosidade para saber o que irá acontecer no próximo.

Nota final: 6/10

Sem comentários: