terça-feira, 11 de novembro de 2008

Brisingr

Sinopse: "
Juramentos prestados... Lealdades testadas... Forças em colisão.
Na sequência da batalha colossal nas Planícies Flamejantes contra os guerreiros do Império, Eragon e o seu Dragão, Saphira, escapam com dificuldade.
No entanto, o Cavaleiro e o Dragão ainda terão de se deparar com inúmeros desafios… Eragon vê-se enredado numa série de promessas que poderá não conseguir cumprir. O juramento ao seu primo, Roran, no sentido de o ajudar a resgatar a sua amada Katrina das garras de Galbatorix.
Todavia, Eragon deve lealdade a outros também. Os Varden precisam desesperadamente dos seus talentos e da sua força, tal como os Elfos e os Anões. E, logo que a inquietação assalta os rebeldes e o perigo espreita em cada esquina, Eragon terá de fazer escolhas que o levarão a atravessar o Império, viajando muito além. Escolhas que o poderão submeter a sacrifícios inimagináveis…
Eragon é a grande esperança para libertar o reino da tirania.
Conseguirá este rapaz, outrora um simples camponês, unir as forças rebeldes e assim derrotar o rei?"




Finalmente acabei de ler "Brisingr" demorou um certo tempo porque dado o tamanho do livro não me era conveniente andar com ele de um lado para o outro, que para carga já me chega a que tenho de levar obrigatoriamente...
Fora os apartes e voltando ao que te interessa... "Brisingr" é o terceiro e penúltimo livro do ciclo Herança(anterior triologia).

Depois de ter lido(e adorado) Eragon e Eldest, não podia deixar de ler este terceiro livro, no entanto, não sei se foi da diferença de idades entre as leituras, se foi mesmo do livro em si, mas não gostei tanto deste terceiro livro como dos outros anteriores. A leitura já não me entusiasmava tanto e sentia um certo "pressentimento" de que já sabia o que iria acontecer a seguir. Quando li os primeiros dois livros tinha eu 14/15 anos e devorei por completo os livros, agora este terceiro já me soube a pouco... Notei também que determinados pormenores referidos neste livro em relação aos livros anteriores, já não estavam muito presentes na memória(dado o grande intervalo de tempo entre a saida dos livros) o que por vezes me deixou confuso, apesar do pequeno resumo que existe no principio do livro, há certos pormenores que acabam por escapar e mais tarde quando são referidos já não estão bem presentes na memória.

Tive a sensação de que o autor neste livro "empalhou" um bocado e colocou muita coisa que quebrou o ritmo da acção, talvez se tivesse dividido estas quebras pelos outros livros e tivesse colocado um pouco mais de acção neste livro, penso que teria ficado melhor.

Neste livro são desvendadas muitas coisas que tinham sido deixadas pendentes nos outros livros, no entanto, estas só chegam mais no final do livro, em que parece que as personagens "acordam" e o ritmo da acção aumenta grandemente. Parece que foi um adiar e no fim dá-se tudo muito de repente.

Como não gosto de começar uma colecção e deixar a meio, provalvemente acabarei por comprar o último livro do ciclo( que sabe-se lá quando irá sair...).

"Brisingr" não deixa de ser um bom livro, no entanto dado o público a que se destina, o enrendo nunca se chega a tornar muito profundo nem o livro muito adulto, estando eu agora habituado a livros mais complexos em termos de enredo e história, este livro não me satisfez por completo, dado que o resumo desta história é que os bons são sempre bons, e os maus sempre maus, e no fim os bons vencem os maus e são felizes para sempre.

Acho que se o autor tivesse posto mais umas quantas páginas nos livros anteriores, este poderia ser perfeitamente o último livro da colecção, mas como não sei o que o escritor planeia mais não posso opinar.


Nota final: 6/10

7 comentários:

Célia disse...

Já não á a primeira opinião menos favorável que vejo em relação a este livro. Para além dos factores que referiste, também pode ter tido alguma coisa a ver com o facto de teres experimentado outros escritores pelo meio (Martin, por exemplo) ;)

(por falar nisso, que tal "A Glória dos Traidores"? Cheio de emoção, hein?)

WhiteLady3 disse...

Nunca li estes livros mas tenho estado sempre de pé atrás devido às críticas negativas. Parece haver uma disparidade de opiniões, tal como o que acontece com a saga da Stephenie Meyer, mas qualquer dia vou ter que os ler. Afinal tem dragões...

Morah disse...

canochinha

Sim,o facto de ter experimentado Martin, é capaz de me ter deixado com muitas influências... Depois de ler o enrendo que o Martin criou, passar para o Brisingr que é muito mais simplista é capaz de ter provocado esta sensação de "esperava mais..."

De qualquer forma o livro até se lê bem, não foi daqueles livros em que tive de fazer um "sacrificio" para continuar.

whitelady3

Se tiveres tempo e disponibilidade podes sempre ler os livros não perdes nada, mas tem em atenção que este livro faz parte da literatura infantil/juvenil, sendo que vi na Bertrand no top infantil, por isso não estranhes se achares as coisas muito lineares e um pouco simplistas.

Mas atenção os livros a meu ver não são maus, dado o público a que se destina, também não se pode esperar grandes cenas e enrendos.

Morah disse...

Ah esqueci-me de dizer

Ainda só li um capitulo da Glória dos Traidores, mas para variar já me deixou entusiasmo, simplesmente adoro os livros do Martin, mais concretamente as crónicas de gelo e fogo

Pedro disse...

Eu adorei Eragon, Eldest deixou-me de pé atrás, este está por ler mas duvido que me fascine grandemente...

Anónimo disse...

Eragon e eldest são FANTÁSTICOS.E brisingr também na minha opinião. A batalha final é extraordinária e muitos dos misterios são desvendados e outros ainda nos confundem mais e nos deixam-nos mais ansiosos para o quarto livro.Será que todas a profecias se irão cumprir? quem será o novo cavaleiro ,a pedra de kuthian, o preço de menoa(árvore elfica em Du Weldenvarden)NA minha opinião o ciclo Da herança é a história mais fantástica,ultrapassando mesmo Harry Potter.
Estou curiosa de ler As crónicas de Gelo e Fogo pelas criticas mas acho pelo que li que não irei gostar da história.Logo vejo.de certeza que não vai ser melhor que Eragon,Eldest e brisingr...Nunca tinha ouvido falar,(onde vivo) das crónicas de gelo e fogo.Não tem muita fama , até porque, se não me engano, não tem adaptações cinematográficas

Dany disse...

Este livro foi o que mais me desiludiu na trilogia. Houve um segredo que era de caras, estava-se mesmo a ver.

Mas pronto, agora espero que um dia saia o último livro...