quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

When the Eagle Hunts

Após uma longa ausência...
Não, não desisti deste blogue, apenas tenho lido muito pouco tendo em conta que tenho andado mais ocupado e nos tempos livres me tenho dedicado a outras actividades.

Mas sempre que posso e termino um livro venho cá dar a minha opinião acerca dele. 



Título original: When the Eagle Hunts

Autor: Simon Scarrow
Editora: Headline
Nº de Páginas: 448


Sinopse: "It is the winter of AD 44 and after a series of bloody battles, Camulodunum (modern-day Colchester) has fallen to the invading Roman army.
As General Vespasian, legate (Legatus legionis) of the Second Legion, helps plan their next campaign, General Plautius's wife and children are shipwrecked in a storm. They fall into the hands of a dark sect of Druids who now demand the return of their brotherhood taken prisoner by the Romans.
Two soldiers (Centurion Macro and Optio Cato) volunteer from the Second Legion of Legate Vespasian to venture deep into hostile territory in an attempt to rescue the prisoners before they are sacrificed to the Druid's dark gods. Will Cato and Macro discover where the Druids are hiding their hostages? Can they find some way to rescue them before the time runs out?"

 Há já algum tempo que vejo os livros deste autor e há muito que tinha a intenção de comprar um para experimentar, pois é um estilo que eu gosto e já tinha lido boas críticas.
Numa das minhas idas à Fnac e na procura de um livro, encontrei numa secção de livros com desconto, este livro pela módica quantia  de 5 euros e dedici aproveitar, pois assim satisfazia a  minha curiosidade e não pesava muito na carteira.

Agora falando do que realmente interessa...
Este livro penso que seja um dos últimos desta colecção que acompanha a vida de um Centurião Macro e do seu Optio Cato em diversas missões. Digo isto pois ao longo do livro, são referidas histórias que aconteceram antes e que revelam que esta história se passa num tempo mais avançado em relação a outros livros da colecção.

De qualquer forma, não ter lido os livros anteriores não é de todo impedito, de compreender a história deste e de a conseguir acompanhar.
A história desenrola-se após a conquista de uma cidade na Britânia, ilha que o exército romano, invandiu recentemente e tenta conquistar, de forma a expandir o seu, já vasto território.

O livro inicia-se com a descrição de uma tempestade e de um naufrágio, do qual sobrevivem duas crianças e dois adultos, sendo estes posteriormente capturados por uma facção mais "negra" de Druidas.
Seria isto algo comum nestes dias, não fossem, estas duas crianças e um dos adultos, os filhos e esposa do general que está a comandar a Segunda Legião, na invasão da Britânia.

É este incidente que dá assim o mote para o desenrolar da acção ao longo do livro. A captura e a chegada da informação aos ouvidos do general e a estratégia que é desenvolvida para os recuperar, sendo que no meio disto tudo, quem são os dois soldados chamados para tamanha tarefa? Nada mais nada menos, que Cato e Macro. Os dois embarcam assim numa missão quase impossível, na qual têm de se infiltrar em território inimigo, encontrar os filhos e esposa do general e se possível resgatá-los.

Ao longo do livro acompanhamos assim a vida destes dois soldados e as peripécias e perigos, que estes passam.
A descrição das batalhas está bem conseguida, dando-nos uma imagem da confusão, destruição e morte presentes durante os conflitos que ocorrem, sem no entanto, existir uma descrição excessiva que poderia quebrar um pouco o ritmo frenético a que os combates se desenvolvem.

A organização do exército romano também é descrita de uma forma objectiva e clara, sendo assim possível transmitir sucintamente a forma como o melhor e mais bem treinado exército da altura se organizava.
Em termos de história, o autor fez uma boa investigação e consegue assim transmitir determinados conhecimentos de um forma simples e concisa, sem afectar o desenrolar da história.
Pessoalmente gostei mais da parte final do livro, em que a acção se estava a desenrolar a um ritmo mais rápido, do que no início, em que muitas partes importantes da acção surgem a um ritmo um pouco lento

Em relação à descrição das personagens e dos seus sentimentos e emoções, o autor consegue criar um laço entre as mesmas e o leitor, dando a conhecer algumas das suas reflexões e sentimentos.
A narração da história é fluída, no entanto, tem algumas partes mais "mortas" e que quebram um pouco o ritmo, sendo às vezes um pouco aborrecidas. No entanto, é um livro bom e que se lê rapidamente dado o seu pequeno tamanho.

Resumindo, este é um livro que aconselho apenas a quem goste desta época da história (época romana) e goste de romances históricos, uma vez que o tipo de história e a acção não irá agradar a qualquer leitor. Quem tiver interesse e gostar deste género, este é um livro razoavelmente bom, de leitura rápida e agradável.


Nota final: 6/10

Sem comentários: