segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Mar de Ferro


Título original: A Feast for Crow (2ª parte)

Autor: George R. R. Martin
Tradução: Jorge Candeias
Editora: Saída de Emergência (2009)
Nº de Páginas: 336


Sinopse: "Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro não são só as ilhas que tremem. O Olho de Corvo tem o objectivo declarado de conquistar Westeros. E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz?
Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família, e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desenvencilhará de um tal enredo?
A guerra está prestes a terminar mas as terras fluviais continuam assoladas por bandos de salteadores. Apesar da morte do Jovem Lobo, Correrrio ainda resiste ao poderio dos Lannister, e Jaime parte para conquistar o baluarte dos Tully. O mesmo Jaime que jurara solenemente a Catelyn Stark não voltar a pegar em armas contra os Tully ou os Stark. Mas todos sabem que o Regicida é um homem sem honra. Ou não será bem assim?"


Acabei ontem de ler o oitavo livro desta grande colecção. Este livro é a segunda parte do livro em inglês "A Feast for Crows". Tal como na primeira parte, a história desenrola-se à volta de personagens que estiveram mais apagadas em livros anteriores, e "esquece" as que desempenharam papéis muito importantes nos acontecimentos passados. Deixando-nos com a curiosidade bastante aguçada em relação ao que terá sucedido com elas.

Até neste livro são algumas as personagens em que o último capítulo que lemos delas nos deixa bastante curiosos e com uma vontade enorme de descobrir o que afinal aconteceu. Não irei revelar quais, como é óbvio, mas fica aqui o chamariz para lerem este livro( e todos os outros) pois são sem dúvida uma das obras primas da fantasia.

Este livro foca-se mais nos acontecimentos passados em Porto Real(principalmente), é claro que também são abordadas outras zonas mas não tão intensamente. Algumas situações pedentes do livro anterior são terminadas aqui, e novas surgem para desenvolver nos livros vindouros.

Cada livro de George R.R. Martin é fenomenal(a meu ver) mas cada um à sua maneira, enquanto uns deslumbram em termos de acção e acontecimentos marcantes, outros devem a sua marca ao desenvolvimento de personagens e acontecimentos mais secundários, mas que não deixam de ter um impacto na história. "Mar de Ferro" é um destes livros em que o autor dá mais importância à diplomacia por assim dizer, e ao delinear de esquemas após a época de combates mais violentes.

Para variar "devorei" o livro, sentido sempre necessidade de ler mais e mais, até não ter mais nada que ler. Agora tendo em conta que esta foi a última livro traduzido dos já editados, teremos de esperar bastante para que George R.R. Martin se decida a lançar "A Dance with Dragons" que está prevista para Outubro 2010(isto se se cumprir, que não tem vindo a ser o caso, pois o livro tem sido constantemente adiado). Mas com uma obra de tão grande qualidade acho que vale a pena a espera.


Nota final: 8/10

1 comentário:

Tatiana disse...

Adorei o blog, (literatura fantástica xD)

Este escritor deve ser espetacular... só ouço coisas boas dele...

dá uma visitinha ou meu cantinho www.ocantinhodatati.blogspot.com