sábado, 28 de novembro de 2009

Aprendiz de Assassino

Título original: Assassin's Apprentice

Autor: Robin Hobb
Tradução: Orlando Moreira
Editora: Saída de Emergência (2009)
Nº de Páginas: 400


Sinopse:
O jovem Fitz é filho bastardo do nobre Príncipe Cavalaria e cresce na corte do Rei Sagaz. Marginalizado por todos, o rapaz refugia-se nos estábulos reais, mas cedo o seu sangue revela o Talento mágico e, por ordens do rei, é secretamente iniciado nas temidas artes do assassino. Quando salteadores bárbaros atacam as costas, Fitz enfrenta a sua primeira e perigosa missão que o lançará num ninho de intrigas. E embora alguns o encarem como uma ameaça ao trono, talvez ele seja a chave para a sobrevivência do reino. Com uma narrativa povoada de encantamentos, heroísmo e desonra, paixão e aventura, o Aprendiz de Assassino inicia um das séries mais bem-amadas da fantasia épica.


Neste livro acompanhamos a história de Fitz, um bastardo de um príncipe e detentor de um Talento especial, a partir do momento em que ele é entregue à família Real. Isolado e afastado de todos por ser bastardo, Fitz enfrenta uma vida um pouco difícil, no entanto, com a ajuda de determinados companheiros e amigos que arranja, consegue superar diversas situações, nomeadamente Castro e Breu.
Sendo Fitz bastardo de um príncipe, compromete-se com o Rei Sagaz a obedecer-lhe e a jurar-lhe lealdade, em troca de protecção e um lar. Sagaz ordena que ele seja instruído nas artes do assassínio para que assim possa cumprir determinadas missões que só alguém do seu estatuto poderia cumprir. Sendo visto como uma ameaça por alguns, Fitz será no entanto a chave para a sobrevivência do reino quando salteadores bárbaros atacam as costas. É enviado então numa missão que o envolverá num ninho de intrigas e conspirações, e que só a sua astúcia e força de vontade o poderão ajudar.

Apesar de no início a acção ser um pouco nula, penso que é importante esta paragem pois permite-nos enquadrar e conhecer melhor Fitz e as personagens mais importantes e como é a sua vivência. Penso que a escritora conseguiu conciliar muito bem os momentos de acção com os momentos mais parados. As descrições não são excessivas, conseguindo fazer com que o cenário e o que acontece seja facilmente perceptível para o leitor.

A história é conta na primeira pessoa, com descrições boas, e um enredo que nos cativa e desperta a curiosidade tanto mais quanto mais lemos e avançamos na história. Robin Hobb, conta-nos assim a história de Fitz à medida que este cresce, conseguindo mostrar quase na perfeição a forma como este vai crescendo e ficando mais maduro, tanto de atitude como de pensamento e os laços que vai estabelecendo com as personagens. Outro facto especial neste livro, é que a autora consegue demonstrar na perfeição os laços que se podem estabelecer entre animal e homem.
É também importante referir que a forma como a história das personagens é contada, consegue fazer com que estabeleçamos laços com elas e comecemos a sentir quase aquilo que elas sentem e até mesmo a criar determinados sentimentos em relação a elas.

Foi o primeiro livro que li desta autora, mas no entanto gostei bastante e já comprei o segundo volume(o qual me encontro a ler neste momento) e assim que acabar penso adquirir o terceiro volume.

Nota final: 8/10

Sem comentários: