segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Chris Wooding









Nacionalidade: Reino Unido

Curriculum: Chris Wooding (1977), Leicester. Estudou Literatura Inglesa na Sheffield University. Cresceu a ler C.S.Lewis, Tolkien, Orson Scott Card, Terry Brooks e muitos outros autores de ficção científica e fantasia. Começou a escrever aos dezasseis anos e o seu primeiro livro foi publicado aos dezanove anos. Na sua obra encontram-se títulos como Crashing, Kerosene, Endgame e Broken Sky series.



A editorial presença na colecção "Via Láctea" publicou deste autor 3 livros.


O MISTÉRIO DE ALAIZABEL CRAY


















Sinopse: Na sombria cidade de Londres paira um terror inimaginável. Criaturas, demónios, lobos e Cradlejacks invadem a metrópole criando uma atmosfera satânica, semigótica e dantesca. Os que se aventuram à noite são presas fáceis para estes assassinos que caçam furtivamente nas ruas e aguardam as vítimas na escuridão. Thaniel Fox e a sua colega Cathaline Bennett são caçadores de bruxas e têm a perigosa missão de capturar os mortíferos seres que assombram Londres e atacam sem piedade a população desprotegida. Numa dessas perseguições conhecem Alaizabel Cray, uma atraente rapariga de enigmáticos olhos verdes, que esconde um terrível segredo. Thaniel não resiste ao seu encanto e apaixona-se loucamente por ela, mas cedo descobre a sua maquiavélica ligação à Irmandade.
Premiado com a medalha de prata do 'Nestlé Smarties Book Prize 2001' é, no seu género, um dos romances mais empolgantes e envolventes dos últimos tempos. Uma viagem intensa ao puro horror.


OS TECEDORES DE SARAMYR - LIVRO 1




















Sinopse: Com a trilogia intitulada A Teia do Mundo, este autor junta-se a uma geração de renovadores de um género que remonta a Tolkien e a C. S. Lewis. Os Tecedores de Saramyr tem um colorido orientalizante, baseia-se numa sociedade rígida e fortemente hierarquizada, a própria linguagem, de natureza tonal, reflecte o estatuto social dos falantes, assim como a caracterização da sua mitologia tem algo a ver com países exóticos como a China ou o Japão. As personagens são maioritariamente humanas: os Tecedores, a casta dominante, chamaram a seu cargo eliminar eugenicamente qualquer criança que nasça com deformações ou que revele possuir poderes mágicos e que possa pôr em causa a hegemonia da sua classe. São chamados Aberrantes. Este é um romance denso, sobressaindo pela riqueza do universo como pela complexidade do enredo. Neste volume, uma guerra civil eclode devido ao facto de a Imperatriz ter como herdeira uma Aberrante, Lucia, que juntamente com Kaiku e Asara, e os seus aliados, combatem para pôr fim ao poder perverso e corrupto dos implacáveis Tecedores.


A TAPEÇARIA DOS DEUSES - LIVRO 2















Sinopse: Para os apreciadores do género fantástico, e sobretudo para aqueles que leram o Livro I da obra de estreia de Chris Wooding intitulada A Teia do Mundo, surge agora o tão aguardado segundo volume. No livro anterior, a dolorosa e sangrenta guerra civil que acabou por causar a morte da Imperatriz e o desaparecimento da sua filha Lucia, trouxe consequências terríveis… Uma delas foi a ascensão de Mos tu Batik ao poder, em parte graças à aliança que este fizera com os Tecedores. Os Sangue Batik são agora a família dominante, mas a influência dos Tecedores na governação dos territórios de Saramyr torna-se cada vez mais opressiva e apertada, adivinhando-se tempos difíceis para a população. Entretanto, Lucia, Kaiku, e todos os seus aliados vivem à margem daquela sociedade, refugiados na Falha de Xarana. É lá que vão preparando a estratégia de contra-ataque, com o objectivo de repor no trono a legítima herdeira – Lucia – e acabar com o poder corrupto dos Tecedores. Porém, como conseguirão eles enfrentar um inimigo que não compreendem?


Eu como seguidor desta colecção de livros fantásticos acabei por adquirir todos os livros que eles publicaram deste autor. Gostei de todos os que li, mas fiquei mais envolvido( talvez por ser uma trilogia) na trilogia "A Teia do Mundo" do qual fazem parte o Livro 1 e 2. Após ter lido o segundo livro, tinha vontade de ler último(pois gosto sempre de acabar as colecções que começo) mas pensei que fosse uma questão de tempo até que publicassem o terceiro livro.

O tempo foi passando e acabei por me esquecer dos livros e da triologia, no entanto, no outro dia estava a arrumar uns livros na estante e reparei nestes livros, e pensei "Então mas a Editorial Presença não publica o terceiro livro, será que o autor ainda não acabou de escrever?".
Decidi procurar na net, encontrei o site do autor e para meu espanto encontro o terceiro e último livro da triologia que foi publicado em 2005.

"The Ascendancy Veil: Book Three of the Braided Path (2005)"















Eu gostei bastante dos livros que li deste autor. E não percebo o porquê da Editorial Presença ter descontinuado a tradução... Já que tinha começado, acho que deveriam ter acabado. Penso que falta de tempo não deva ser, pois já tinham tido mais que tempo para traduzirem e publicarem.

Assim aproveito aqui para alertar quem tenha ficado "agarrado" à espera que saisse o terceiro volume desta trilogia. Eu assim que puder irei encomendar o livro da Amazon para poder assim terminar aquilo que comecei, no entanto agora deparo-me com o problema de já não me lembrar lá muito bem da história... Mas nada que não se resolva facilmente.


Para quem gosta de fantasia, aconselho a lerem os livros. Não foram os melhores que já li, no entanto acho que são livros bastante bons, em termos de acção/enredo/história.

2 comentários:

WhiteLady3 disse...

Nunca li nada, apesar de há uns tempos ter andado de olho nesses da Tapeçaria. Pode ser que haja na biblioteca...

Morah disse...

Eu gostei dos livros e acho que são de fácil leitura, se gostas do "fantástico" acho que não perdes nada em ler. ;)