segunda-feira, 1 de junho de 2009
O Festim dos Corvos
Sinopse( contém spoilers): Continuando a saga mais ambiciosa e imaginativa desde O Senhor dos Anéis, As Crónicas de Gelo e Fogo prosseguem após o violento triunfo dos traidores.
Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real. Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos.
Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo...
Depois de ter lido o fantástico livro "A Glória dos Traidores", era difícil ter expectativas que superassem a qualidade do mesmo. Depois de um livro em que aconteceram acontecimentos marcantes e a acção se desenrolou de uma forma rápida e praticamente sem paragens, "O Festim dos Corvos" traz-nos uma acalmia na história.
Os locais mais abordados neste livro, pouco ou nada apareceram nos restantes, e muitas das personagens que vinhamos a seguir atentamente nos anteriores, neste acabamos por nada saber delas, deixando-nos assim, em suspense, para os próximos livros.
Apesar da história continuar impecável e cativante, este livro tem algo de diferente, dado que nos centramos mais na trama politica, do que nas batalhas, também dada a qualidade do livro anterior, é difícil não ficar com uma certa vontade de algo mais... A meu ver este livro parece que "sabe a pouco" pois não nos esclarece acerca do destino das personagens mais marcantes que tínhamos vindo a acompanhar.
No entanto, não deixa de ser mais um excelente livro destas "Crónicas de Gelo e Fogo" e a qual se ainda não começaram a ler, não sabem o que estão a perder.
Nota final: 8/10
P.S: Atribui uma nota mais baixa que nos anteriores, não pela falta de qualidade do mesmo, mas sim por ter ficado como já referi, com um desejo de algo mais. Ansiava por saber mais e fiquei com o "desejo frustrado". Por esta razão atribui-lhe um 8, dado o pequeno desenvolvimento que houve neste livro da série.
Etiquetas:
"As Crónicas de Gelo e Fogo",
de George R.R. Martin
Subscrever:
Mensagens (Atom)