terça-feira, 25 de novembro de 2008

A Glória dos Traidores

Sinopse:
"O bafo cruel e impiedoso do Inverno já se sente. Quando Jon Snow consegue regressar à Muralha, perseguido pelos antigos companheiros do Povo Livre, não sabe o que irá encontrar nem como será recebido pelos seus irmãos da Patrulha da Noite. Só tem uma certeza: há coisas
bem piores do que a hoste de selvagens a aproximarem-se pela floresta assombrada.

O Jovem Lobo também está em viagem, na companhia da mãe e do tio, numa tentativa de reconquistar duas coisas fundamentais para os Stark: a aliança da Casa Frey e o Norte. A primeira parece bem encaminhada, mas é sabido como o velho Walder Frey é traiçoeiro.
Quanto à segunda, é uma incógnita, pois a tarefa que lhe cabe é quase impossível: conquistar Fosso Cailin a partir do sul.

Em Porto Real, há dois casamentos em perspectiva, qual deles o mais importante para o destino dos Sete Reinos. Mas quem sabe o que os caprichos do destino têm reservado para os noivos? Jaime Lannister, agora mutilado, regressa para junto dos seus sem saber o que o aguarda. E do outro lado do mar, o poder dos dragões renasce, com Daenerys à cabeça de uma hoste de eunucos treinados para a guerra e finalmente rodeada de amigos. Mas serão esses amigos… dignos de confiança?"



Acabei hoje de ler este livro e para variar, adorei simplesmente. O autor continua sem desiludir, livro após livro, continuo a ficar completamente agarrado ao mundo por ele criado, e emerso nas personagens e no enredo da história.

Sem dúvida que dos livros que já li dentro deste género, estes para mim são os melhores.

Mal posso esperar para ler a continuação que só sairá em Março, segundo o que está previsto.
Até lá esperarei ansiosamente.

Foi mais um livro, recheado de acontecimentos inesperados e com uma história e trama que nos cativa do príncipio ao fim. Só se tem vontade de continuar a ler, e a ler, e a ler...

E como não poderia deixar de ser este livro tem nota máxima para mim, assim como todos os outros desta colecção.
Simplesmente um must have(and must read) para todos os amantes do fantástico.
Sem cair nos clichés tolkianos de elfos, anões, orcs e afins, este autor cria uma história fantástica, num mundo fantástico, com personagens que de imortais nada têm(como em alguns livros os autores nos fazem querer parecer). O escritor recorre apenas a algumas criaturas fantásticas como dragões e outra espécia de criaturas, sem nunca aprofundar muito e se focar muito nelas. Estes livros fazem uma pessoa "mergulhar" por completo no seu ambiente.

Mais um livro excelente, desta excelente colecção. E já agora os meus parabéns ao tradutor que tem feito um óptimo trabalho a meu ver.

Nota final: 10/10 (se pudesse daria mais, acho que um 20/10 não ficaria mal =P)

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Chris Wooding









Nacionalidade: Reino Unido

Curriculum: Chris Wooding (1977), Leicester. Estudou Literatura Inglesa na Sheffield University. Cresceu a ler C.S.Lewis, Tolkien, Orson Scott Card, Terry Brooks e muitos outros autores de ficção científica e fantasia. Começou a escrever aos dezasseis anos e o seu primeiro livro foi publicado aos dezanove anos. Na sua obra encontram-se títulos como Crashing, Kerosene, Endgame e Broken Sky series.



A editorial presença na colecção "Via Láctea" publicou deste autor 3 livros.


O MISTÉRIO DE ALAIZABEL CRAY


















Sinopse: Na sombria cidade de Londres paira um terror inimaginável. Criaturas, demónios, lobos e Cradlejacks invadem a metrópole criando uma atmosfera satânica, semigótica e dantesca. Os que se aventuram à noite são presas fáceis para estes assassinos que caçam furtivamente nas ruas e aguardam as vítimas na escuridão. Thaniel Fox e a sua colega Cathaline Bennett são caçadores de bruxas e têm a perigosa missão de capturar os mortíferos seres que assombram Londres e atacam sem piedade a população desprotegida. Numa dessas perseguições conhecem Alaizabel Cray, uma atraente rapariga de enigmáticos olhos verdes, que esconde um terrível segredo. Thaniel não resiste ao seu encanto e apaixona-se loucamente por ela, mas cedo descobre a sua maquiavélica ligação à Irmandade.
Premiado com a medalha de prata do 'Nestlé Smarties Book Prize 2001' é, no seu género, um dos romances mais empolgantes e envolventes dos últimos tempos. Uma viagem intensa ao puro horror.


OS TECEDORES DE SARAMYR - LIVRO 1




















Sinopse: Com a trilogia intitulada A Teia do Mundo, este autor junta-se a uma geração de renovadores de um género que remonta a Tolkien e a C. S. Lewis. Os Tecedores de Saramyr tem um colorido orientalizante, baseia-se numa sociedade rígida e fortemente hierarquizada, a própria linguagem, de natureza tonal, reflecte o estatuto social dos falantes, assim como a caracterização da sua mitologia tem algo a ver com países exóticos como a China ou o Japão. As personagens são maioritariamente humanas: os Tecedores, a casta dominante, chamaram a seu cargo eliminar eugenicamente qualquer criança que nasça com deformações ou que revele possuir poderes mágicos e que possa pôr em causa a hegemonia da sua classe. São chamados Aberrantes. Este é um romance denso, sobressaindo pela riqueza do universo como pela complexidade do enredo. Neste volume, uma guerra civil eclode devido ao facto de a Imperatriz ter como herdeira uma Aberrante, Lucia, que juntamente com Kaiku e Asara, e os seus aliados, combatem para pôr fim ao poder perverso e corrupto dos implacáveis Tecedores.


A TAPEÇARIA DOS DEUSES - LIVRO 2















Sinopse: Para os apreciadores do género fantástico, e sobretudo para aqueles que leram o Livro I da obra de estreia de Chris Wooding intitulada A Teia do Mundo, surge agora o tão aguardado segundo volume. No livro anterior, a dolorosa e sangrenta guerra civil que acabou por causar a morte da Imperatriz e o desaparecimento da sua filha Lucia, trouxe consequências terríveis… Uma delas foi a ascensão de Mos tu Batik ao poder, em parte graças à aliança que este fizera com os Tecedores. Os Sangue Batik são agora a família dominante, mas a influência dos Tecedores na governação dos territórios de Saramyr torna-se cada vez mais opressiva e apertada, adivinhando-se tempos difíceis para a população. Entretanto, Lucia, Kaiku, e todos os seus aliados vivem à margem daquela sociedade, refugiados na Falha de Xarana. É lá que vão preparando a estratégia de contra-ataque, com o objectivo de repor no trono a legítima herdeira – Lucia – e acabar com o poder corrupto dos Tecedores. Porém, como conseguirão eles enfrentar um inimigo que não compreendem?


Eu como seguidor desta colecção de livros fantásticos acabei por adquirir todos os livros que eles publicaram deste autor. Gostei de todos os que li, mas fiquei mais envolvido( talvez por ser uma trilogia) na trilogia "A Teia do Mundo" do qual fazem parte o Livro 1 e 2. Após ter lido o segundo livro, tinha vontade de ler último(pois gosto sempre de acabar as colecções que começo) mas pensei que fosse uma questão de tempo até que publicassem o terceiro livro.

O tempo foi passando e acabei por me esquecer dos livros e da triologia, no entanto, no outro dia estava a arrumar uns livros na estante e reparei nestes livros, e pensei "Então mas a Editorial Presença não publica o terceiro livro, será que o autor ainda não acabou de escrever?".
Decidi procurar na net, encontrei o site do autor e para meu espanto encontro o terceiro e último livro da triologia que foi publicado em 2005.

"The Ascendancy Veil: Book Three of the Braided Path (2005)"















Eu gostei bastante dos livros que li deste autor. E não percebo o porquê da Editorial Presença ter descontinuado a tradução... Já que tinha começado, acho que deveriam ter acabado. Penso que falta de tempo não deva ser, pois já tinham tido mais que tempo para traduzirem e publicarem.

Assim aproveito aqui para alertar quem tenha ficado "agarrado" à espera que saisse o terceiro volume desta trilogia. Eu assim que puder irei encomendar o livro da Amazon para poder assim terminar aquilo que comecei, no entanto agora deparo-me com o problema de já não me lembrar lá muito bem da história... Mas nada que não se resolva facilmente.


Para quem gosta de fantasia, aconselho a lerem os livros. Não foram os melhores que já li, no entanto acho que são livros bastante bons, em termos de acção/enredo/história.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Brisingr

Sinopse: "
Juramentos prestados... Lealdades testadas... Forças em colisão.
Na sequência da batalha colossal nas Planícies Flamejantes contra os guerreiros do Império, Eragon e o seu Dragão, Saphira, escapam com dificuldade.
No entanto, o Cavaleiro e o Dragão ainda terão de se deparar com inúmeros desafios… Eragon vê-se enredado numa série de promessas que poderá não conseguir cumprir. O juramento ao seu primo, Roran, no sentido de o ajudar a resgatar a sua amada Katrina das garras de Galbatorix.
Todavia, Eragon deve lealdade a outros também. Os Varden precisam desesperadamente dos seus talentos e da sua força, tal como os Elfos e os Anões. E, logo que a inquietação assalta os rebeldes e o perigo espreita em cada esquina, Eragon terá de fazer escolhas que o levarão a atravessar o Império, viajando muito além. Escolhas que o poderão submeter a sacrifícios inimagináveis…
Eragon é a grande esperança para libertar o reino da tirania.
Conseguirá este rapaz, outrora um simples camponês, unir as forças rebeldes e assim derrotar o rei?"




Finalmente acabei de ler "Brisingr" demorou um certo tempo porque dado o tamanho do livro não me era conveniente andar com ele de um lado para o outro, que para carga já me chega a que tenho de levar obrigatoriamente...
Fora os apartes e voltando ao que te interessa... "Brisingr" é o terceiro e penúltimo livro do ciclo Herança(anterior triologia).

Depois de ter lido(e adorado) Eragon e Eldest, não podia deixar de ler este terceiro livro, no entanto, não sei se foi da diferença de idades entre as leituras, se foi mesmo do livro em si, mas não gostei tanto deste terceiro livro como dos outros anteriores. A leitura já não me entusiasmava tanto e sentia um certo "pressentimento" de que já sabia o que iria acontecer a seguir. Quando li os primeiros dois livros tinha eu 14/15 anos e devorei por completo os livros, agora este terceiro já me soube a pouco... Notei também que determinados pormenores referidos neste livro em relação aos livros anteriores, já não estavam muito presentes na memória(dado o grande intervalo de tempo entre a saida dos livros) o que por vezes me deixou confuso, apesar do pequeno resumo que existe no principio do livro, há certos pormenores que acabam por escapar e mais tarde quando são referidos já não estão bem presentes na memória.

Tive a sensação de que o autor neste livro "empalhou" um bocado e colocou muita coisa que quebrou o ritmo da acção, talvez se tivesse dividido estas quebras pelos outros livros e tivesse colocado um pouco mais de acção neste livro, penso que teria ficado melhor.

Neste livro são desvendadas muitas coisas que tinham sido deixadas pendentes nos outros livros, no entanto, estas só chegam mais no final do livro, em que parece que as personagens "acordam" e o ritmo da acção aumenta grandemente. Parece que foi um adiar e no fim dá-se tudo muito de repente.

Como não gosto de começar uma colecção e deixar a meio, provalvemente acabarei por comprar o último livro do ciclo( que sabe-se lá quando irá sair...).

"Brisingr" não deixa de ser um bom livro, no entanto dado o público a que se destina, o enrendo nunca se chega a tornar muito profundo nem o livro muito adulto, estando eu agora habituado a livros mais complexos em termos de enredo e história, este livro não me satisfez por completo, dado que o resumo desta história é que os bons são sempre bons, e os maus sempre maus, e no fim os bons vencem os maus e são felizes para sempre.

Acho que se o autor tivesse posto mais umas quantas páginas nos livros anteriores, este poderia ser perfeitamente o último livro da colecção, mas como não sei o que o escritor planeia mais não posso opinar.


Nota final: 6/10

domingo, 2 de novembro de 2008

"O Regresso", Victoria Hislop


Sinopse:

Cativante e profundamente comovente. o segundo romance de Victoria Hislop é tão inspirador como o seu romance de estreia e bestseller internacional. A Ilha. Nas ruas calcetadas de Granada. sob as majestosas torres do Alhambra. ecoam música e segredos. Sónia Cameron não sabe nada sobre o passado chocante da cidade; ela está lá para dançar. Mas num café sossegado. uma conversa casual e uma colecção intrigante de fotografias antigas despertam a sua atenção para a história extraordinária da devastadora Guerra Civil Espanhola. Setenta anos antes. o café era a casa da unida família Ramirez. Em 1936. um golpe militar liderado por Franco destrói a frágil paz do país. e no coração de Granada a família testemunha as maiores atrocidades do conflito. Divididos pela política e pela tragédia. todos têm de tomar uma posição. travando uma batalha pessoal enquanto a Espanha se autodestrói.

Sem ter lido o bestseller "A Ilha", aventurei-me em "O Regresso", mais pela vontade de saber mais acerca da Guerra Civil Espanhola. Nesse aspecto, o livro ficou um pouquinho abaixo das expectativas, uma vez que não é um livro muito descritivo da situação política vivida. Contudo, compensou muitíssimo dado que, a nível de descrição das emoções pessoais, do período negro que as famílias passaram e da agitação social vivida, o livro é extremamente bem conseguido. Apoiando a narrativa numa alternância entre a actualidade e o período referido, conta-nos a história de uma rapariga britânica actual que descobre as suas origens espanholas- a sua família e as circunstâncias por que todos os seus elementos passaram durante a Guerra, num verdadeiro "regresso" ao passado.
O livro deve ser lido com um interesse genuíno pela descrição do ambiente da Guerra e das emoções da família separada pela mesma e não pela expectativa do avanço da acção, já que este é um livro sem grande suspense e em que, no final, tudo encaixa como o previsto.

sábado, 1 de novembro de 2008

Colecção Bang! 2009

A editora "Saída de Emergência" revelou no seu site os livros que estão previstos serem lançados dentro da "colecção Bang!".

2009: o ano da Colecção Bang!

Cada vez mais a Colecção Bang! reforça a sua posição como a mais regular, ambiciosa e exigente colecção de literatura fantástica em Portugal. Para saber que grandes livros e grandes autores vamos trazer em 2009, consulte a lista provisória:

Janeiro
Aprendiz de Assassino
(Vol. 1 de A Saga do Assassino)

Robin Hobb

A Catedral da Memória

Jack Dann

Fevereiro
A Conspiração dos Antepassados [Ed. Especial]
David Soares

A Feast of Crows 1/2
(Vol. 7 de As Crónicas de Gelo e Fogo)
George R. R. Martin

Março
Clube de Patifes
Dan Simmons

Titus, O Herdeiro de Gormenghast
[Ed. Especial]
Mervyn Peake

Belladona
Anne Bishop

Abril
O Punhal do Soberano
(Vol. 2 de A Saga do Assassino)
Robin Hobb

Pulp Fiction à Portuguesa

Vários

Elric
- Vol. 3
Michael Moorcock

Maio
Conan - Vol. 4
Robert E. Howard

As Crónicas da Espada - Vol. 2
Fritz Leiber

Junho
The Lies of Locke Lamora
Scott Lynch

Eu, Fausto
Michael Swanwick

Os Melhores Contos de H. P. Lovecraft
H. P. Lovecraft

Julho
A Feast of Crows 2/2

(Vol. 8
de As Crónicas de Gelo e Fogo)
George R. R. Martin

A Corte dos Traidores
(
Vol. 3 de A Saga do Assassino)
Robin Hobb

O Castelo de Gormenghast
Mervyn Peake

Agosto
Warlord of the Air
Michael Moorcock

A Voz do Fogo [Ed. Especial]
Alan Moore

Antologia de Richard Matheson
Richard Matheson

Setembro
O Portal de Anúbis
Tim Powers

Market Forces
Richard Morgan

Darwinia
Robert Charles Wilson

Outubro
Cowboy Angels
Paul McAuley

A Vingança do Vidente
(Vol. 4 de A Saga do Assassino )

Robin Hobb

Anjos da Destruição
Keith Donohue

House Gaian - Vol. 1
Anne Bishop

Novembro
A Dance With Dragons
(Vol. 9
de As Crónicas de Gelo e Fogo)
George R. R. Martin

Dezembro
House Gaian - Vol. 2
Anne Bishop

in "Saída de Emergência"



Para os fãs da colecção "As Crónicas de Gelo e Fogo" as notícias são boas, dado que estão previstos serem lançados 3 livros, nomeadamente "A Feast of Crows" 1/2 (Vol. 7 de As Crónicas de Gelo e Fogo); "A Feast of Crows" 2/2 (Vol. 8 de As Crónicas de Gelo e Fogo) e "A Dance With Dragons" (Vol. 9 de As Crónicas de Gelo e Fogo).



Esperemos assim que não haja atrasos nas publicações e que a tradução continue com a mesma(ou melhor...) qualidade dos livros anteriores.

Parece que 2009 vai ser um ano em grande para os amantes da literatura fantástica.


Boas Leituras!